18 de mar. de 2011

DESAFIANDO GIGANTES

I Samuel 17: 45 e 46
45Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46  Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;

A despeito dos acontecimentos da última semana, que fez Garanhuns chegar a Imprensa Nacional, vamos refletir um pouco sobre a conhecida história de Davi e Golias (I Samuel 17) para saber se estamos fadados a revivermos mais cenas como estas.

A história relata que declarada a guerra entre Israel e os Filisteus, cada povo assumiu uma posição em montes e no meio deles havia um grande vale. E eis que desceu ao vale Golias, o gigante, e fez o desafio: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis.


Diante do desafio do gigante, todos os valentes e até mesmo o Rei, tremeram. (v.11) Isto porque eles viram a derrota como possível. Sentiram a responsabilidade. Viram a armadura e a força do inimigo e temeram a derrota. Nem mesmo a recompensa oferecida (v24) impulsionou algum soldado a aceitar o desafio.
O gigante repetiu o desafio por 40 vezes. E nada.
E Davi, onde estava? Apascentando ovelhas em Belém. Alheio a tudo. Somente seus três irmãos mais velhos estavam em combate. Apenas quando , por ordem de seu pai, Davi deixou as suas ovelhas para colher informações sobre seus irmãos, Davi  ficou sabendo do que estava acontecendo.
E qual foi a postura dele?
Davi se colocou a disposição para lutar.
Nesse ponto, Davi talvez tenha enfrentado o seu maior desafio: o desencorajamento (v. 33). 
“Você não pode”. “Você não consegue”. “Você é muito jovem”, muito isso, muito aquilo.
É neste ponto que muitos sucumbem à derrota. 
Eu fico imaginando quantos soldados devem ter pensado em enfrentar o gigante, mas foram desencorajados, por seus próprios pensamentos, ou pelas palavras de outros.
Pior que muitas vezes as palavras de desânimo vêm de nossos familiares, amigos e até mesmo líderes.

Apesar de tudo, Davi continuou disposto a lutar. Ele não temeu e nem recuou .

Por quê Davi foi diferente??
Davi viu as circunstâncias que o rodeavam pela perspectiva de Deus.  Observe o v. 45 "Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado."

Ele compreendeu que a afronta era contra o próprio Deus. Não somente os soldados, a nação, o exército, mas o próprio Deus estava sendo humilhado. A própria existência de Deus estava sendo questionada.
Davi tinha tanta compreensão disso que foi “de peito aberto”, deixando a armadura (quem nem agüentava direito), pegando as suas cinco pedras e a sua funda. A confiança de Davi estava em Deus. “O Senhor te entregará nas minhas mãos.” (v 46)

Essa é a história de Davi. E quanto a nós?

Olhando o mundo de hoje, pela perspectiva de Deus, quais os gigantes que se levantam em nossa cidade, nossa nação? Drogas? Violência? Fome? Etc. etc.
Esses gigantes têm afrontado a Deus? Questionado a capacidade dEle, Sua honra ou até mesmo a existência do nosso Deus?

Se nós, Igreja, somos o exército de Deus hoje, responsáveis por espalhar o Reino de Deus nesta terra, qual será nossa postura diante dos “Golias” de Garanhuns? (De nosso estado, nossa nação?) 
Ficaremos parados, com medo, sem querer nos envolvermos??

Não se intimide! Apresente-se! A batalha é do Senhor!!

“Ah, mas somos uma igreja muito nova!” (Davi também era novo)
“Ah mas somos uma igreja muito pequena” (Davi também não era dos maiores)
“Ah, mas começamos faz tão pouco tempo, somos fracos” (Davi não era dos mais fortes)

Lembre-se de que a confiança não deve estar em você mesmo ou em suas capacidades. Salmo 44: 5e 6 : "Por ti venceremos os nossos inimigos; pelo teu nome pisaremos os que se levantam contra nós.  Pois eu não confiarei no meu arco, nem a minha espada me salvará.”
Não se esqueça também de 1 cor 1:27: "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;"

Se os soldados mais capacitados não se apresentam, Ele capacitará os que se apresentarem. Deus quer corações disponíveis. Do pouco, mas disponível, Ele faz os milagres.

Nós devemos nos levantar e enfrentar os Gigantes dessa cidade que têm afrontado nosso Deus e feito as pessoas questionarem a existência do Senhor.  
 Se somos o sal da terra, devemos impedir que este mundo apodreça (O sal, na época de Cristo, servia principalmente para conservação). Se somos luz do mundo, devemos resplandecer diante dos homens para que vejam as nossas obras e glorifiquem a Deus (Mt 5:16)

Devemos lutar para que Deus seja reconhecido (em nossa cidade). Quem sabe poderemos repetir as palavras de Davi “E toda terra, saberá que há Deus em Israel” (v 46). Ou personalizando: ‘E toda terra saberá que há Deus em Garanhuns’.

Deus abençoe!
Guilherme Paz

Nenhum comentário: