7 de abr. de 2011

ESCOLHER VENCER

"Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR" (Josué 24:14 e 15)

Jean de La Fontaine (Château-Thierry, 8 de julho de 1621Paris, 13 de abril de 1695) foi um poeta e fabulista francês . Inspirado nas fábulas de Esopo, (um lendário autor grego, que teria vivido na Antigüidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário). As fábulas, em geral, falam dos mais variados temas humanos ou sociais através de animas que personificados (com características humanas) conduzem a uma lição de moral.

Uma das fábulas mais significativas escritas por La Fontaine, A assembléia dos ratos, fala de uma comunidade de ratos que estava sendo ameaçada por um grande e raivoso gato. Reuniram-se em assembléia e tiveram uma grande idéia: colocar um guizo no pescoço do gato, assim ficariam sabendo quando o gato se aproximasse deles. Todos concordaram com esta grande idéia. Um outro problema surgia: Quem colocaria o guizo no gato? Quem arriscaria a própria vida em benefício de todos?

A nossa vida é cheia de escolhas. Tudo se torna uma questão de escolha. As escolhas definem o nosso próprio destino. As conseqüências dos nossos atos vão repercutir de uma forma boa ou má, dependendo qual o caminho a percorrer e como isso será feito.

Josué escolheu aceitar o convite de Deus para assumir o lugar de Moisés na condução do povo à terra prometida: “...assim como fui com Moisés, serei contigo. Sê forte e corajoso...” Js 1:5.

Ele passou por muitos problemas, muitas lutas até entrar em Canaã, a terra prometida: a preparação para passar o rio Jordão; A circuncisão dos filhos de Israel (os que não foram circuncidados no deserto); Celebração da Páscoa. A destruição de Jericó. A batalha contra os Amorreus, na qual deteve o sol e a lua (“Não houve dia semelhante a este...” Js 10:14.); A conquista e distribuição da Terra Prometida às doze tribos de Israel.

 Josué foi escolhido por Deus, mas o povo precisava da resposta de Josué que escolheu ser obediente a Deus e arriscou a própria vida para colocar “o guizo no pescoço do gato”.
Josué escolheu vencer. E isso fez toda a diferença para ele, sua família e o seu povo.

E você, Qual a sua escolha?

Escolhas de vitória implicam em, pelo menos, três atitudes que devemos tomar:

1.      Escolher entrar na batalha
Se posicionar diante dos problemas. Encarar os fatos, situações, campo de batalha, estratégias.

2.      Escolher lutar
Escolhendo as armas, os soldados, o General. Confiar, crer, não observando o tamanho do problema (O General é maior e mais poderoso).

3.      Escolher perseverar
Você não sabe o tempo de luta.  Para sair vitorioso é necessário lutar a te o fim. Assumir compromissos e buscar forças para chegar até o fim. Precisas buscar em Deus o mantimento espiritual. Os ferimentos de guerra serão curados, sanados.

As suas escolhas vão influenciar as pessoas que estão ao seu lado. Você exercerá a direção quando se está do lado certo.

“Eu e a minha casa...” Não é por imposição, é por exemplo.

Você foi escolhido para colocar o guizo no pescoço do gato; comece pela sua casa.

Deus abençoe a nossa família!
  
Texto do Pr. George, adaptado.

Nenhum comentário: